Focaccia - Ana Maria Brogui

rendimento: 15 porções

tempo de preparo: 80 minutos

enviada por: Ana Maria Brogui

envie sua foto da receita

ingredientes

  • Para a massa:
  • - 600g de Farinha de trigo peneirada
  • - Azeite a gosto
  • - Sal e pimenta do reino a gosto
  • Para a “esponja”:
  • - 600ml de água morna
  • - 10g de fermento biológico seco
  • - 2 colheres de sopa de açúcar
  • - 2 colheres de sopa de Farinha de trigo
  • Para decorar:
  • - Tomates vermelhos e amarelos
  • - Azeitona sem caroço
  • - Manjericão
  • - Flor de Sal
  • - (ou pode usar o que preferir para decorar)

modo de preparo

  • 1. Comece fazendo a “esponja”, basta misturar todos os ingredientes acima descritos para a esponja e deixar descansar por 5 minutos.
  • 2. Após esse tempo, coloque a esponja sobre a farinha de trigo já peneirada, mexa um pouco para a massa ficar homogênea, não precisa sovar, e a massa fica bem mole mesmo, é normal. depois de misturar, acrescente o azeite e um pouco de sal, mexa mais um pouco e deixe a massa descansar por 1 hora e meia, para que ela dobre de volume. (cubra o pote com um pano de prato)
  • 3. Após esse tempo, unte uma forma com azeite, coloque a massa na forma, regue a massa com mais um pouco de azeite e faça de 3 a 5 dobras na massa, para que ela ganhe um pouco de ar.
  • 4. Agora posicione a massa por toda assadeira, para que ela preencha todo o fundo, e regue mais uma vez com azeite ao seu gosto.
  • 5. Molhe as pontas dos dedos com água, para que a massa não grude, e aperte toda a massa, formando os satisfatórios buracos na massa. então decore com alguns tomates cortados ao meio, azeitonas, manjericão e finalize com flor de sal e pimenta do reino.
  • 6. Deixe a massa descansar por mais 20 minutos após colocar os ingredientes.
  • 7. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 50 minutos. (dependendo do forno, esse tempo pode demorar até 20 minutos a mais, retire quando ela estiver bem dourada em cima, será o ponto ideal!)
  • 8. Agora é só saborear essa focaccia crocante, saborosa e super fácil de fazer, não deixe de me contar nos comentários o que achou!
  • Informações adicionais:
  • Video completo: https://youtube.com/shorts/pdlszo_j21y

mais receitas recomendadas para voce

Bolinhos de Espinafre
Bolinhos de Espinafre
12 porções
60 Minutos
Cural de Milho Verde
Cural de Milho Verde
8 porções
30 Minutos
Flã de Nutella
Flã de Nutella
5 porções
25 Minutos
Arroz doce tradicional
Arroz doce tradicional
10 porções
30 Minutos
Torta De Nozes e Chocolate
Torta De Nozes e Chocolate
10 porções
60 Minutos
Bolinha de Chuva da Vovó
Bolinha de Chuva da Vovó
30 porções
20 Minutos
Bolo toalha felpuda (coco)
Bolo toalha felpuda (coco)
22 porções
45 Minutos
Patê de Salame
Patê de Salame
1 porções
40 Minutos
Barra de cereal caseira
Barra de cereal caseira
10 porções
60 Minutos
Pavê Bossa Nova
Pavê Bossa Nova
4 porções
30 Minutos

Esta receita foi enviada por
Ana Maria Brogui através deste link.


Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, seja de ingredientes, modo de preparo ou autoria, pedimos a gentileza de entrar em contato através deste formulário de atendimento específico.