Focaccia - Ana Maria Brogui

rendimento: 15 porções

tempo de preparo: 80 minutos

enviada por: Ana Maria Brogui

envie sua foto da receita

ingredientes

  • Para a massa:
  • - 600g de Farinha de trigo peneirada
  • - Azeite a gosto
  • - Sal e pimenta do reino a gosto
  • Para a “esponja”:
  • - 600ml de água morna
  • - 10g de fermento biológico seco
  • - 2 colheres de sopa de açúcar
  • - 2 colheres de sopa de Farinha de trigo
  • Para decorar:
  • - Tomates vermelhos e amarelos
  • - Azeitona sem caroço
  • - Manjericão
  • - Flor de Sal
  • - (ou pode usar o que preferir para decorar)

modo de preparo

  • 1. Comece fazendo a “esponja”, basta misturar todos os ingredientes acima descritos para a esponja e deixar descansar por 5 minutos.
  • 2. Após esse tempo, coloque a esponja sobre a farinha de trigo já peneirada, mexa um pouco para a massa ficar homogênea, não precisa sovar, e a massa fica bem mole mesmo, é normal. depois de misturar, acrescente o azeite e um pouco de sal, mexa mais um pouco e deixe a massa descansar por 1 hora e meia, para que ela dobre de volume. (cubra o pote com um pano de prato)
  • 3. Após esse tempo, unte uma forma com azeite, coloque a massa na forma, regue a massa com mais um pouco de azeite e faça de 3 a 5 dobras na massa, para que ela ganhe um pouco de ar.
  • 4. Agora posicione a massa por toda assadeira, para que ela preencha todo o fundo, e regue mais uma vez com azeite ao seu gosto.
  • 5. Molhe as pontas dos dedos com água, para que a massa não grude, e aperte toda a massa, formando os satisfatórios buracos na massa. então decore com alguns tomates cortados ao meio, azeitonas, manjericão e finalize com flor de sal e pimenta do reino.
  • 6. Deixe a massa descansar por mais 20 minutos após colocar os ingredientes.
  • 7. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 50 minutos. (dependendo do forno, esse tempo pode demorar até 20 minutos a mais, retire quando ela estiver bem dourada em cima, será o ponto ideal!)
  • 8. Agora é só saborear essa focaccia crocante, saborosa e super fácil de fazer, não deixe de me contar nos comentários o que achou!
  • Informações adicionais:
  • Video completo: https://youtube.com/shorts/pdlszo_j21y

mais receitas recomendadas para voce

Macaron de banana e chocolate
Macaron de banana e chocolate
48 porções
240 Minutos
Ovo Pochê com Ervilhas
Ovo Pochê com Ervilhas
6 porções
40 Minutos
Molho teriyaki
Molho teriyaki
4 porções
20 Minutos
Creme de Bis
Creme de Bis
6 porções
90 Minutos
Salada com Pão
Salada com Pão
4 porções
15 Minutos
Bolinho de queijo
Bolinho de queijo
10 porções
20 Minutos
Pudim de copo
Pudim de copo
1 porções
30 Minutos
Beijinho de Coco
Beijinho de Coco
50 porções
50 Minutos
Cappuccino gelado
Cappuccino gelado
5 porções
10 Minutos
Linguiça toscana acebolada
Linguiça toscana acebolada
4 porções
30 Minutos

Esta receita foi enviada por
Ana Maria Brogui através deste link.


Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, seja de ingredientes, modo de preparo ou autoria, pedimos a gentileza de entrar em contato através deste formulário de atendimento específico.