Salada De Batata Doce e Figo

rendimento: 9 porções

tempo de preparo: 40 minutos

enviada por: Claudia Amorim

envie sua foto da receita

ingredientes

  • - 4 batatas doces com casca (1kg)
  • - 3 colheres (sopa) de azeite
  • - 2 colheres (chá) de sal pimenta-do-reino moída a gosto
  • - 80ml de vinagre balsâmico (1/3 xícara de chá)
  • - 40g de açúcar (4 colheres de sopa)
  • - 2 colheres (sopa) de azeite
  • - 12 mini cebolas cortadas no sentido do comprimento e depois em pedaços de 4cm
  • - 1 pimenta dedo-de-moça vermelha fatiada fina
  • - 6 figos maduros cortados em quatro (240g)
  • - 150g de queijo de cabra macio esfarelado
  • - Amêndoas laminadas ou gergelim torrado a gosto

modo de preparo

  • 1. Com uma faca corte 4 batatas doces com casca no sentido do comprimento.
  • 2. Em seguida corte cada metade da batata no sentido do comprimento e no sentido da largura para ficar com pedaços de +/- 8 cm de comprimento x 2 cm de largura.
  • 3. Coloque as batatas cortadas numa tigela, adicione 3 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (chá) de sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture bem.
  • 4. Transfira as batatas temperadas para uma assadeira com as cascas viradas para baixo e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 220°c por +/- 25 minutos ou até ficarem macias, mas não murchas. retire do forno e deixe esfriar.
  • 5. Numa panela coloque 80 ml de vinagre balsâmico, 40 g de açúcar e leve ao fogo médio até ferver.
  • 6. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por +/- 4 minutos ou até engrossar. retire do fogo e reserve.
  • 7. Coloque numa outra panela 2 colheres (sopa) de azeite, 12 cebolinhas cortadas no sentido do comprimento e depois em pedaços de 4 cm, 1 pimenta dedo-de-moça vermelha fatiada fina e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por +/- 4 minutos.
  • 8. Retire do fogo e reserve.
  • 9. Num refratário coloque as batatas doce assadas, as cebolas refogadas, 6 figos maduros cortados em quatro, e regue o vinagre balsâmico reduzido (reservado acima).
  • 10. Salpique 150g de queijo de cabra macio esfarelado, amêndoas laminadas ou gergelim torrado a gosto e sirva em seguida.

mais receitas recomendadas para voce

Ruffles caseira
Ruffles caseira
4 porções
5 Minutos
Salpicão de Frango com Iogurte
Salpicão de Frango com Iogurte
3 porções
30 Minutos
Sorvete de Banana com Iogurte
Sorvete de Banana com Iogurte
4 porções
30 Minutos
Baião de dois
Baião de dois
6 porções
30 Minutos
Bolo de iogurte
Bolo de iogurte
12 porções
120 Minutos
Sanduíche Natural Prático
Sanduíche Natural Prático
20 porções
10 Minutos
Bolinho de carne moída recheado
Bolinho de carne moída recheado
5 porções
25 Minutos
Pudim de Maria Mole
Pudim de Maria Mole
1 porções
40 Minutos
Tilápia com Crosta de Parmesão
Tilápia com Crosta de Parmesão
2 porções
25 Minutos
Nachos Completo
Nachos Completo
6 porções
60 Minutos

mais receitas

Você pode encontrar mais receitas de Saladas aqui no Ana Maria Brogui, como sugestão, posso recomendar:

Esta receita foi enviada por
Claudia Amorim através deste link.


Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, seja de ingredientes, modo de preparo ou autoria, pedimos a gentileza de entrar em contato através deste formulário de atendimento específico.