Risoto Clássico Italiano

rendimento: 12 porções

tempo de preparo: 60 minutos

enviada por: Maria Souza

envie sua foto da receita

ingredientes

  • - 03 xícaras de arroz arbóreo
  • - 05 colheres (sopa) de manteiga
  • - 01 colher (sopa) de azeite
  • - 01 cebola média picada
  • - 03 dentes de alho picadinhos
  • - 200ml de vinho branco seco
  • - 07 tabletes de caldo de carne
  • - 02 litros de água
  • - 02 xícaras de queijo parmesão ralado

modo de preparo

  • 1. Ferva 2 litros de água com os 7 tabletes de caldo de carne e mantenha quente.
  • 2. Em outra panela de fundo largo, refogue a cebola e o alho em 2 colheres de manteiga e 1 de azeite.
  • 3. Adicione o arroz (não lave) e refogue bem. acrescente 3 conchas de caldo de carne e deixe no fogo baixo por aproximadamente 5 minutos ou até começar a secar. aumente o fogo e deixe fritar u pouco sem grudar no fundo, mexendo sempre, não passe de um minuto. agora regue com o vinho branco e deixe evaporar completamente.
  • 4. Adicione mais 2 conchas de caldo de carne e vá fazendo isso sempre que começar a secar durante 20 minutos. nõ pare de mexer o risoto, isso evita que grude no fundo e faz cozinhar por igual.
  • 5. Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga. misture levemente. tampe a panela e deixe o risoto abafado por 1 minuto antes de servir para que o queijo e a manteiga incorporem.
  • Informações adicionais:
  • Dica: caso queira preparar o risoto cedo para servir só quando os convidados chegarem, pare na parte em que “desliga-se o fogo”. na hora de servir, ligue o fogo novamente, junte umas 3 conchas de caldo fervente, mexa e finalize com a manteiga e parmesão.

mais receitas recomendadas para voce

Arroz de pato Escondido
Arroz de pato Escondido
8 porções
120 Minutos
Doce de coco
Doce de coco
8 porções
20 Minutos
Salada de Fruta
Salada de Fruta
15 porções
10 Minutos
Torta De Nozes e Chocolate
Torta De Nozes e Chocolate
10 porções
60 Minutos
Receita de Espetinho de frango empanado
Receita de Espetinho de frango empanado
12 porções
30 Minutos
Torta de amendoim
Torta de amendoim
10 porções
35 Minutos
Brigadeiro Sem Leite Condensado
Brigadeiro Sem Leite Condensado
10 porções
30 Minutos
Cerveja amanteigada do Harry Potter com sorvete
Cerveja amanteigada do Harry Potter com sorvete
4 porções
30 Minutos
Coxinha light
Coxinha light
20 porções
120 Minutos
Molho de pimentão
Molho de pimentão
5 porções
5 Minutos

Esta receita foi enviada por
Maria Souza através deste link.


Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, seja de ingredientes, modo de preparo ou autoria, pedimos a gentileza de entrar em contato através deste formulário de atendimento específico.