Ricota caseira

rendimento: 1 porções

tempo de preparo: 25 minutos

enviada por: Robson Robson

envie sua foto da receita

ingredientes

  • - 1,5 litro de leite integral tipo A
  • - 2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado

modo de preparo

  • Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. junte o caldo de limão e misture bem.
  • 1. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar - o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. se demorar muito, ligue o fogo e deixe levantar fervura novamente. desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
  • 2. Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda.
  • 3. despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro - você pode reservar esse soro para outras receitas.
  • 4. Transfira a trouxinha (com o queijo) para dentro de um refratário individual (tipo ramequin). abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilindrica - pode ser de tomate pelado ou leite condensado, por exemplo - para prensar. a ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado.
  • 5. Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.
  • Obs :
  • 6. se preferir, você pode utilizar o leite longa vida. a receita também dá certo, a diferença é que o leite demora um pouco mais para talhar e o queijo será um pouco menor.

mais receitas recomendadas para voce

Cuscuz de tapioca
Cuscuz de tapioca
25 porções
30 Minutos
Pao de Forma Caseiro
Pao de Forma Caseiro
10 porções
60 Minutos
Palitinhos de mussarela
Palitinhos de mussarela
20 porções
35 Minutos
Crepioca com requeijão
Crepioca com requeijão
1 porções
5 Minutos
panqueca
panqueca
8 porções
20 Minutos
Filé de peixe com alcaparras
Filé de peixe com alcaparras
2 porções
20 Minutos
Bolo de casca de abóbora com chocolate
Bolo de casca de abóbora com chocolate
10 porções
30 Minutos
Drink Glam
Drink Glam
1 porções
5 Minutos
Sorvete pavê de morango
Sorvete pavê de morango
10 porções
270 Minutos
Pão Caseiro
Pão Caseiro
18 porções
60 Minutos

Esta receita foi enviada por
Robson Robson através deste link.


Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, seja de ingredientes, modo de preparo ou autoria, pedimos a gentileza de entrar em contato através deste formulário de atendimento específico.